Ciência Polémico

Prisioneiros poderão cumprir sentença de mil anos em 8 horas

jail

Já imaginou cometer um crime e cumprir sentença em menos de um dia? No futuro, será possível que criminosos passem mil anos presos em apenas oito horas e meia.

É isso que propõe a filosofa Rebecca Roache, que lidera um grupo de investigadores na Universidade de Oxford de Neuro-ciência que analisa como a tecnologia pode ser usada para transformar a vida dos prisioneiros. Rebeca acredita que uma solução é condenar criminosos à extensão da vida.

A técnica seria possível por meio do uso de medicamentos que distorcem a noção de tempo da mente humana.  “Há diversas drogas psicoactivas para distorcer a percepção do tempo das pessoas, então é possível imaginar que pode-se desenvolver uma pílula ou líquido que faça com que alguém sinta que está a cumprir uma sentença de mil anos”, disse Rebeca em entrevista à revista Aeon.

A investigadora acredita que a forma actual de punir criminosos é ineficiente, especialmente porque eles custam caro à população.

Uma outra hipótese seria fazer o “upload” da mente do criminoso para um computador que acelera a taxa de funcionamento do cérebro.

354_prision_0_0

“Se pudéssemos multiplicar pelo factor de um milhão, um milénio de pensamentos seria atingido em oito horas e meia. Ao fazer o “upload” da mente do criminoso condenado e acelerando-a um milhão de vezes acima do normal, seria possível que ele cumprisse uma sentença de mil anos em oito horas e meia. Isso seria, obviamente, muito mais barato para a população do que o custo de um prisioneiro em mil anos ”, escreve Rebeca no seu blogue.

“Quando nos perguntamos se é desumano infligir uma determinada tecnologia em alguém, temos que ter certeza que não é só a falta de familiaridade com o processo que nos assusta.”

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas