Ciência Sustentabilidade Tecnologia

A nova tecnologia que pode acabar com os postos de gasolina…

Não há dúvidas de que há uma crescente procura por carros eléctricos no mundo todo e sua disseminação entre os consumidores está a crescer bastante nos últimos anos. Apesar do entusiasmo com esse tipo de tecnologia, as recargas que esse tipo de carro requer e sua autonomia podem soar como dor de cabeça para muita gente. Contudo, uma solução inovadora, a partir de uma tecnologia aplicada aos pneus, pode acabar de vez com este dilema.

A novidade foi lançada no Salão Internacional do Automóvel em Genebra, na Suíça. O pneu, chamado BH023, da Goodyear, usa um material chamado termo-piezoeléctrico capaz de converter calor em electricidade. (veja o vídeo no final do artigo)

Quando estacionado, a fonte de calor é a luz do sol, e quando o pneu está rodando, a electricidade é produzida pelo atrito com a estrada, pela sua pressão e pelo movimento do material piezoeléctrico enquanto o pneu roda, o que gera uma pequena voltagem eléctrica.

26772A6900000578-2986301-When_parked_sunlight_heats_the_tyre_and_this_heat_is_transformed-a-17_1425904879038

O pneu também é projectado para ser “ultra-preto” para absorver a maior quantidade possível de calor. A electricidade é capturada e direccionada para a bateria do carro que é carregada assim que ele se move. A novidade, apesar de soar bastante promissora, ainda não tem data para ser lançada no mercado.

26772A7D00000578-2986301-Goodyear_s_concept_BH03_tyre_illustrated_was_unveiled_at_the_Gen-a-18_1425904882856

 

Fonte: DailyMail

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
  • Dani Silva

    Qualquer carga eléctrica que for gerada por este método, será sempre muito pequena comparando com a necessidade energética de um carro eléctrico…

Partilhas