Ciência Insólito Sociedade

Yuri Milner investirá 100 milhões de dólares para buscar vida extraterrestre

O multimilionário russo Yuri Milner, ex candidato a Doutor em Física teórica e mecenas do novo Prémio à Física Fundamental e do Breakthrough Prize Foundation, anunciou uma nova iniciativa de 100 milhões de dólares para buscar sinais de vida inteligente no espaço exterior.

A iniciativa, chamada Breakthrough Initiative (ou “Iniciativa para o Progresso“), foi anunciada em conjunto com os destacados astrofísicos Stephen Hawking e Martin Rees na Royal Society em Londres, e é destacada como o maior esforço para encontrar civilizações extraterrestres já realizado.

O projeto está pensado para um prazo de dez anos, onde trabalharão em conjunto com equipes científicas em telescópios dos Estados Unidos e Austrália (o radiotelescópio Parkes, famoso por seu papel na alunissagem da Apolo 11 que coincidentemente também se comemora hoje) para encontrar sinais que possam ter sido criadas por civilizações extraterrestres ou algum tipo de inteligência artificial. De fato, a iniciativa inclui um  de um milhão de dólares para qualquer pessoa que encontre evidência de vida extraterrestre.

Conforme a Milner, o que antes foi um sonhoprémio agora é uma verdadeira busca científica. Ele acha que no século XXI saberemos a respeito da vida a uma escala galáctica, pois a equipe acredita que será capaz de encontrar inclusive se uma civilização extraterrestre transmite algo com a potência de um radar de avião convencional dentro das 1.000 estrelas mais próximas de nosso sistema solar.

Por sua vez, Stephen Hawking afirmou que é tempo de se comprometer a encontrar a resposta à busca de vida fora da Terra.

“Seguramente teremos resultados, pois se uma busca a esta escala e sofisticação não encontrar evidência de inteligência extraterrestre, mesmo assim será um resultado muito interessante. Não demonstrará que estamos sozinhos no Universo, mas reduzirá as possibilidades”.

Além da Breakthrough Initiative, Milner anunciou uma iniciativa paralela e independente chamada Breakthrough Message, a que estudará a ética em torno de enviar mensagens ao espaço e analisará se é conveniente criar e enviar mensagens a outras hipotéticas civilizações espaciais.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas