Insólito Política

Espanha emite mandado de captura contra Netanyahu

A Justiça espanhola deu ordens à Polícia e à Guarda Civil para deterem o primeiro ministro israelita e seis outros responsáveis israelitas, se algum destes entrar em território espanhol. O mandado diz respeito ao massacre da “Flotilha da Liberdade”, em 2010.

A notícia, publicada no diário Latin American Herald Tribune, refere que o mandado de captura foi emitido pelo juiz espanhol Jose de la Mata.

As outras seis personalidades israelitas visadas pelo mandado são o antigo ministro da Defesa, Ehud Barak; o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Avigdor Lieberman; o então ministro dos Assuntos Estratégicos, e actual ministro da Defesa, Moshe Ya’alon: o antigo ministro do Interior, Eli Yishai; o então ministro sem pasta, Benny Begin; e o vice-almirante, directo responsável pela operação, Maron Eliezer.

O processo aberto contra estes sete arguidos corre no Tribunal Nacional de Espanha e diz respeito ao ataque de forças militares israelitas contra o navio “Mavi Marmara”, integrado na “Flotilha da Liberdade”, que transportava ajuda humanitária para Gaza.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Emmanuel Nachshon, reagiu à notícia, declarando, segundo citação do Jerusalem Post: “Consideramo-la [a ordem judicial] como uma provocação. Estamos a trabalhar com as autoridades espanholas para que ela seja cancelada. Esperamos que isto acabe rapidamente”.

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas