Ciência Sociedade

Chineses esgotam stock de ar puro enlatado

Uma empresa canadiana que fabrica e vende ar puro das Rocky Mountains, comprimido em latas, esgotou o stock inicial em três dias e já enviou um carregamento de quatro mil latas para a China.

Moses Lam estava a pensar na poluição que infecta o ar que muitos respiram. Matutou sobre as metrópoles inundadas por prédios, carros, fábricas, engolidas pelo dióxido de carbono que a industrialização deu ao mundo. Pensou em tudo isto e nas pessoas que “não conseguem ter acesso a ar puro e limpo” e teve uma ideia: queria disponibilizá-lo. O problema era descobrir como e, assim que o fez, conseguiu esgotar os primeiros carregados do seu produto em três dias. Porquê? As encomendas vieram quase todas da China.

A ideia de Moses culminou na Vitality Air, empresa que hoje vende latas de ar puro comprimido, capturado na parte canadiana das Rocky Mountains, uma cordilheira montanhosa que se estende dos EUA ao Canadá. A empresa, fundada em 2014, escoou “o stock inicial de 500 latas de ar em apenas três dias”, revelou o fundador, citado pelo Telegraph. Mas a procura pelo produto não deixou a empresa regozijar-se pelo sucesso inicial.

501383306_770x433_acf_cropped
O jornal britânico escreve que um carregamento de quatro mil latas “já está a caminho” da China, um dos países com níveis de poluição mais elevados no mundo. A 8 de Dezembro, aliás, um alerta vermelho de segurança foi accionado em algumas regiões no noroeste do país pois, em alguns casos, registou-se uma concentração de partículas PM 2.5 (o tipo que os pulmões humanos mais retêm caso sejam inaladas) quase 50 vezes superior ao nível considerado seguro para a saúde. Em várias cidades foram até aplicadas restrições à circulação automóvel.

Daí que Harrison Wang sublinhe que “o ar puro é um luxo [no país], algo muito precioso”. O representante da Vitaliy Air na China explicou que os principais clientes da empresa são mulheres, que compram as latas para consumirem o ar em casa ou para as oferecerem como um presente.


Os preços das latas — em tudo similares às de um desodorizante de spray — vão desde os 17 aos 54 euros. Para convencer potenciais clientes, a marca diz no seu site que “os sentidos sabem distinguir a diferença entre um ar pobre e a qualidade de respirar ar puro” e que, com a Vitality Air, “qualquer pessoa pode desfrutar deste luxo que é conveniente e tem uma elevada qualidade”.

A empresa até aponta um exemplo: “Lembram-se do dia em que as pessoas se riram da água engarrafada?”.

 

Fonte: Observador

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas