Insólito Polémico

“Pedra Lunar” é falsa

An undated handout photo of an alleged piece of moon rock acquired during the first manned mission to the moon which was bequeathed to the Rijksmuseum on the death of former Dutch Prime Minister Willem Drees. The piece of moon rock was given to Drees during a goodwill tour by the three apollo 11 astronauts. According to media reports on August 27, 2009, curators at the Dutch national museum have found the rock to be a fake and nothing more than a piece of petrified wood.
AFP PHOTO/HO/RIJKSMUSEUM (Photo credit should read HO/AFP/Getty Images)

A pedra, no Rijksmuseum, que se acreditava ter vindo da Lua, é na verdade, um pedaço de madeira petrificada.

Rijksmuseum, o museu nacional da Holanda, informou que um de seus objectos mais apreciados, uma pedra supostamente trazida da Lua por astronautas da ‘Apollo 11’, não passa de um pedaço de madeira petrificada. O que nos leva a perguntar, será que fomos mesmo à lua? Porque se fomos, qual o motivo de oferecer uma pedra falsa?

A porta-voz do Rijksmuseum, Xandra van Gelder, supervisora da investigação que revelou que a peça era falsa, disse que o museu vai manter o objecto a título de curiosidade.

É uma linda história, com algumas perguntas que ainda não têm resposta. Podemos até rir um pouco – disse van Gelder.

O museu adquiriu a pedra após a morte do ex-primeiro-ministro Willen Dreesman, em 1988, que a recebeu como um presente pessoal por ocasião da visita do então embaixador americano J. William Middendorf, em 9 de Outubro de 1969, durante uma visita dos três astronautas da ‘Apollo 11’, parte de uma tournê mundial após a primeira aterragem na Lua.

Aparentemente ninguém questionou a autenticidade da pedra, porque pertencia à colecção do primeiro-ministro – disse a porta-voz.

Ao ser exibida em 2006, um especialista em questões espaciais disse ao museu que dificilmente a NASA daria de presente pedras lunares apenas três meses após o retorno da “Apollo 11” à Terra. Com as dimensões de um punho fechado, a pedra com tonalidade castanho-avermelhada foi colocada sob uma plaqueta que diz: “com os cumprimentos do embaixador dos Estados Unidos da América… para comemorar a visita à Holanda dos astronautas da “Apollo 11”. A plaqueta não especifica que a pedra veio da superfície da lua. A ‘pedra’ foi dada na abertura de uma exposição sobre exploração espacial.

 

Segundo investigadores da Universidade Livre de Amsterdam, foi advertido à primeira vista que a pedra não deveria ter vindo da Lua.

É uma pedra comum e corrente, quase sem valor – disse o geólogo Frank Beunk, num artigo publicado pelo museu, avaliando-a em cerca de 50 euros (US$ 70 dólares).

 

Fonte: Telegraph

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas