Polémico Saúde

Starbucks e o exagero de açúcar!

98% das bebidas quentes vendidas nas cadeias de cafetarias têm açúcar a mais e, dessas, 35% contam com mais de 9 colheres de chá de açúcar.

Podíamos começar com a pergunta: “Sabia que…?” mas não. É que o estudo feito pela Action on Sugar revela que o Starbucks serve uma bebida que contém 25 colheres de chá de açúcar. Sim, leu bem.
 
Dentro de cada copo de Hot Mulled Fruit Drink há 99 gramas de açúcar, esse valor multiplica por três a quantidade de açúcar contida num copo de Coca-Cola, o que quer dizer que supera em outras tantas a quantidade de açúcar diária recomendada para um adulto pela Associação norte-americana dedicada à saúde do coração.
 
O estudo, que analisou 131 bebidas quentes incluindo lattes com sabores, chás, cafés e outras bebidas com sabor a fruta, incluiu as principais cadeias de cafetarias do Reino Unido.
 
A conta é simples: 98% das bebidas quentes vendidas nas grandes cafetarias do Reino Unido – marcas como Starbucks, Costa ou Pret a Manger, entre outras – contêm níveis excessivos de açúcar. Dessas, 35% contam com mais de nove colheres de chá de açúcar, o mesmo que a Coca-Cola.
 
No entanto e, apesar das conclusões do estudo, a cadeia de cafetarias norte-americana está comprometida a reduzir a quantidade de açúcar nos produtos que vende nas lojas de todo o mundo: a Starbucks disse que, até 2020, deverá reduzir em 25% a quantidade de açúcar adicionada às bebidas.
 
“Estas bebidas quentes com sabores devem ser uma opção ocasional e não uma bebida de todos os dias. Contêm uma quantidade inacreditável de açúcar e calorias e acompanham, regra geral, um snack rico em açúcar e em gordura”, alerta Kawther Hashem, investigador da Action on Sugar.
 
Medir o doce em cubos de açúcar:
 
croissant

Diz que não é especialista mas o que faz na conta de Instagram “Dealer de Sucre” é serviço público. Se duvida, dê uma vista de olhos. O dealer do açúcar é um autêntico polícia quando se trata de medir a quantidade de açúcar presente nos alimentos. Dois cubos de açúcar num croissant, dois cubos e meio num molho de tomate pré-preparado e mais dois numa embalagem individual de água de coco.

 
 
Fotografados em fundos coloridos, os alimentos escolhidos não escondem os segredos: ao lado das embalagens, o dealer coloca os cubos de açúcar correspondentes. Além da imagem, a legenda da imagem conta com os valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde – que sugere o consumo diário de 6 colheres de chá de açúcar, o equivalente a 25 gramas – e comparados com a quantidade que consta da embalagem. É só fazer as contas.
 
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas