Ciência Sociedade Tecnologia

O primeiro ‘Robocop’ do Dubai

O primeiro policia robótico do mundo juntou-se oficialmente à polícia do Dubai. Embora não seja exactamente o Robocop do filme, os polícias nos Emirados Árabes Unidos devem adaptar-se a eles, já que os robots podem em breve representar um quarto dos seus colegas.

O Robocop autónomo entrou na linha de dever no domingo saudando convidados e patrulhando os salões na exposição e na conferência de três dias da segurança da informação do golfo (GISEC). Os planos estão a seguir de modo a colocar a máquina nas ruas em áreas populares do Dubai, quando a expo terminar.

“Com o objectivo de ajudar as pessoas nos Shoppings ou nas ruas, o Robocop é a mais recente adição inteligente à força e foi projectado para nos ajudar a combater o crime, manter a cidade segura e melhorar os níveis de felicidade”, disse o General Khalid Nasser Al Razzouqi, Director Geral de Serviços Inteligentes da Polícia do Dubai.

“Ele pode conversar e interagir, responder a perguntas do público, apertar as mãos e oferecer uma saudação militar”, acrescentou.


Com uma altura de 1,7 metros e a pesar cerca de 100kg, o Robocop pode ler expressões faciais de uma pessoa e reagir em conformidade em seis línguas. Ele também pode transmitir e receber mensagens da polícia, e tem um tablet incorporado que pode ser usado para pagar multas e relatar crimes.

O Cyborg é o primeiro de muitos que se vão juntar à linha de frente para que as autoridades consigam atingir o seu ambicioso objectivo de contratar 25% da força policial com máquinas até 2030.

“O lançamento do primeiro Robocop operacional do mundo é um marco significativo para o Emirado e um passo para a realização da visão de Dubai de ser um líder global na adopção de tecnologias de cidades inteligentes”, disse o General Razzouqi.

Os modelos, que foram revelados pela primeira vez na Gulf Information Technology Exhibition (GITEX) em 2015, são uma parte central do plano de Dubai para criar uma cidade que gera metade do seu próprio poder.

O ambicioso plano de auto-poder exige a adopção de mecanismos policiais inteligentes, que incluam esquadras inteiramente equipadas por robôs.

Assista ao vídeo:

Fonte: RT

 
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas