Ciência Natureza

Um Supervulcão a acordar!

Um super-vulcão que não entrou em erupção há 12 mil anos pode estar a acordar e “chegar a um estado crítico” dizem os cientistas que publicaram as suas descobertas na revista Nature Communications.

Além de uma erupção inconsequentemente pequena em 1538, este mesmo vulcão também entrou em erupção à cerca de 40.000 anos atrás, e poderia ter contribuído para a extinção da Holanda, como sugerido por um estudo de 2010.

O super-vulcão encontra-se sob 500.000 pessoas no Campi Flegrei, Itália, numa das áreas as mais densamente povoadas de Nápoles.

 

Cientistas liderados por Giovanni Chiodini do Instituto Nacional Italiano de Geofísica, em Roma, usaram modelagem computacional e medições físicas para deduzir que o vulcão poderia estar a atingir pressão crítica de desgasificação e estar perto de explodir. A libertação súbita de gases magmáticos quentes pode desencadear uma erupção, advertem os cientistas, embora não tenham previsto uma hora específica, dizendo que isso era impossível.

 

O governo italiano elevou o nível de ameaça do vulcão de verde para amarelo em resposta às descobertas. Isso significa que, em vez de assumir que o vulcão estará em silêncio, estará sob constante vigilância científica 24 horas por dia para procurar pistas adicionais para que as pessoas possam estar prontas se entrar em erupção.

Como explica a National Geographic:

    “Campi Flegrei signific “campos em chamas” em Italiano. A região vulcânica é também conhecida como os Campos Phlegraean. Como outros super-vulcões, como o responsável pelas características geotérmicas de Yellowstone, não é um único cone vulcânico. Em vez disso, é um grande complexo, grande parte dele subterrâneo ou sob o mar Mediterrâneo, que inclui 24 crateras, bem como vários geysers e aberturas que podem libertar gás quente”

Assista ao vídeo que lhe mostra um pouco mais:

O sistema Campi Flegrei, também conhecido como Campos Phlegraean, é um dos sistemas vulcânicos mais activos do mundo. É parte do arco vulcânico de Campanian, uma corrente dos vulcões que inclui o infame Monte Vesúvio que sepultou a cidade de Pompeia sob um rio de rocha derretida em 70 A.D.

O mundo tem a oportunidade de testar os seus sistemas de alerta de vulcão como nunca anteriormente. Se todas aquelas crateras começassem a latir de lava quente de uma só vez, as pessoas certamente iriam querer algum aviso prévio.

 

Fonte: National Geographic

 
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas