A Nestlé paga $3.71 por cada milhão de litros de água que retira de Wellington County, que depois de engarrafada em plástico não reciclado nem reciclável, vende por 2 milhões de dólares, tendo um lucro de mais de 53 MILHÕES % e inclusive não respeitando crises locais de seca.
Uma comunidade de Ontário trava neste momento uma luta do tipo David vs Golias, contra a gigante alimentar NESTLE nos tribunais com vista a proteger a sua água.
A Nestlé e a sua polÃtica de lucros sobre a água volta de novo à atenção (mas nunca nos Mass Media). Depois do seu CEO ter dito que água não deveria ser um direito humano (ver vÃdeo no fim do artigo)
A Nestlé Waters é a maior empresa de água engarrafada do mundo e Wellington County no sudoeste de Ontário (Canada) é um dos seus maiores postos de engarrafamento no Canada. A licença de exploração actual da Nestlé dita que cada milhão de litros de água extraÃda custe $3,71. Dita também que estes milhões de litros de água depois de engarrafados em garrafas de plástico descartáveis possam ser vendidos com um lucro de mais de 53 MILHÕES por cento, ou seja 2 MILHÕES de Dólares! A licença também dita que a Nestlé reduza a sua extracção em 10 a 20% (!!!) em tempos de seca , no entanto a Nestlé apelou ao tribunal que essas restrições fossem removidas!! sendo que o Ministro do Ambiente aceitou essas condições.
Feito isto, foi constituÃdo um conselho de habitantes que com alguns apoios legais ganharam o direito de representar o interesse público neste último pedido da Nestlé que participará no processo de decisão de exploração da água, representando os interesses do público no direito à água.
Esta é uma batalha importantÃssima, não apenas para Wellington County, ou Ontário ou Canadá, mas para o mundo em geral, dado que sabemos que esta gigante alimentar opera em 86 paÃses!
Convém salientar também que a Nestlé apoiou o lobby da não-etiquetagem dos produtos com constituÃntes provenientes de GMO, colocando-se assim sem reservas ao lado da outra gigante alimentar, mas do comércio das sementes, a Monsanto.
Fontes:
http://canadians.org/water/issues/nestle/ http://www.huffingtonpost.ca/2013/06/04/nestle-canada-water-drought_n_3385472.htmlhttp://naturalsociety.com/corporate-giant-nestle-contradicts-gmo-stance/
http://www.hangthebankers.com/nestles-wet-dream-they-mark-up-water-53-million-percent/
http://en.wikipedia.org/wiki/Food_industry http://action.sumofus.org/a/nestleÂ
Reveja o vÃdeo do CEO da Nestlé sobre a privatização da água
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado