Hoje dia 3 de Dezembro, lideres de vários países do mundo e reguladores vão se reunir num evento denominado União Internacional de Telecomunicações (UIT) para renegociar um tratado de comunicações estabelecido há décadas. O que está em jogo?
“Um mundo livre e aberto depende de uma Web livre e aberta
A Internet dá autonomia a todos, pois qualquer pessoa pode falar, criar, aprender e compartilhar. Ela não é controlada por ninguém, nenhuma organização, indivíduo ou governo. Ela conecta o mundo. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas estão on-line, quase um terço do planeta. ”
As alterações propostas para o tratado podem instaurar a censura e ameaçar a inovação.
Algumas propostas podem permitir que os governos censurem o discurso legítimo ou até mesmo permitir que eles cortem o acesso à Internet.
Outras propostas exigem que serviços como YouTube, Facebook e Skype paguem novas taxas para que possam alcançar pessoas em outros países. Isso pode limitar o acesso à informação, em especial nos mercados emergentes.
A UIT é o local errado para tomar decisões sobre o futuro da Internet.
Apenas os governos têm voz na UIT. Isso inclui os governos que não apoiam uma Internet livre e aberta. Engenheiros, empresas e pessoas que constroem e usam a Web não têm voto.
A UIT também é sigilosa. A conferência sobre o tratado e as propostas são confidenciais.
O Portugal Mundial condena qualquer iniciativa que tente limitar a liberdade da Internet.
Fonte: Google Take action
Alguns sites para se demonstrar contra:
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado