Se há alguma coisa que é certa e inegável é que todos morrem… e onde há mortos há corpos que precisam de serviço fúnebre e caixões. Se uma maioria é enterrado começa a tornar-se insustentável e agressivo para o meio ambiente. Mas uma Cápsula orgânica promete transformar pessoas falecidas em árvores!
A ideia do “ciclo da vida” agrada muitas pessoas independentemente da fé. Em poucas palavras, é vida se transformando em vida — a morte fica em segundo plano.
O projecto italiano The Capsula Mundi é uma representação perfeita desse conceito.
Desenvolvido pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, o projecto consiste em uma cápsula orgânica e biodegradável que é capaz de transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore.
Primeiro, o corpo do falecido é colocado dentro da cápsula e então enterrado. Depois é plantado uma árvore ou uma semente por cima para aproveitar a matéria orgânica.
O projecto veio da ideia de criar uma alternativa ecologicamente sustentável para caixões.
Cada cliente pode escolher sua árvore favorita
É a transformação do cemitério…
… numa floresta de memórias!
Isso sem derrubar árvores para produzir caixões…
… mas plantando vários tipos para gerar mais vida.
O projecto é ousado e mexe em tradições seculares, por isso ainda não foi colocado em prática. A maioria dos países tem leis restritas sobre enterros e lide de cadáveres.
Por cá achamos a solução incrível. Transformar cemitérios (morte) em lugares cheios de árvores (vida) é uma excelente maneira de resgatar boas lembranças das pessoas que se foram.
O que acha de ser enterrado e dar vida a uma árvore?
fonte: CapsulaMundi
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado