Os Estados Unidos tiveram uma participação activa no golpe que levou autoridades pró-ocidentais ao poder na Ucrânia em Fevereiro de 2014, segundo afirmou Barack Obama à rede CNN neste domingo.
Em entrevista, o chefe da Casa Branca disse que “o Sr. [presidente da Rússia, Vladimir] Putin tomou essa decisão em torno da Crimeia e da Ucrânia, não por causa de alguma grande estratégia, mas, essencialmente, porque foi apanhado de surpresa pelos protestos no Maidan e [pelo então presidente da Ucrânia Viktor] Yanukovich fugindo em seguida depois de termos intermediado um acordo para a transição de poder na Ucrânia”.
A decisão de Yanukovich de não assinar um acordo de associação com a União Europeia no final de 2013 desencadeou uma onda de protestos em massa em todo o país, que culminou com o golpe de Estado de Fevereiro. Na sequência da mudança de poder e com a ascensão do nacionalismo agressivo na Ucrânia, a Crimeia decidiu em referendo juntar-se à Federação da Rússia em Março de 2014, quando 96% por cento dos eleitores foram a favor da reunificação.
Fonte: Sputniknews
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado