Tecnologia

Capa inovadora torna Smartphones ‘invisíveis’

telemóveis-invisiveis-Off-PocketSe o lado consumista da sociedade continua a despender balúrdios na compra de capas vistosas e lustrosas para os seus telemóveis topo de gama, um outro grupo de consumidores, mais informados talvez, preocupa-se em tentar manter a sua privacidade resguardada ao mais alto nível.

A invisibilidade sempre foi um dos anseios da humanidade e numa época de enorme quantidade de tecnologia estamos cada vez mais “à vista” de todos.

Capas e acessórios para telemóveis criados para nos proteger da vigilância têm sido até agora um conceito abstracto e os projectos existentes não passaram da fase de protótipos. Até agora…

Adam Harvey, um designer interessado em desenvolver “vestuário” que torna invisíveis os nossos aparelhos impedindo-os de serem detectados (por exemplo por drones através das ondas electromagnéticas emitidas). Ou seja, tornar os telemóveis invisíveis. Ele e sua parceira de design, Johanna Bloomfield, iniciaram recentemente um projecto no Kickstarter, um site de crowdfunding para lançamento de projectos em nome individual e freelancer, para ver se conseguiria despertar interesse suficiente para financiar um acessório para telemóvel, o Pocket OFF.

Tinham previsto inicialmente angariar 35 mil dólares, o suficiente para fabricar uma pequena linha de protectores de telefone, mas o projecto atingiu o seu objectivo em sete dias e actualmente tem cerca de 60 mil dólares prometidos através do site. Cerca de 600 Pockets OFF foram encomendados até agora.

O dispositivo que se parece com um pequeno saco para um dispositivo móvel, mas que funciona como uma barreira electromagnética, funciona como algo conhecido como uma Gaiola de Faraday, um espaço impermeável às ondas de rádio, impedindo a penetração de sinais que transmitem dados e áudio. Este saco imita o truque de colocar o telemóvel no frigorífico, truque esse que Edward Snowden usava para manter anónimo o local onde ele estava hospedado a partir do momento que começou a ser perseguido pelas várias agências americanas.

A bolsa é constituída por um tecido fabricado com uma série de diferentes metais e materiais de nylon, sendo muito flexível. As sleeves para smartphones custam, à partida, 85 dólares cada (cerca de 64€), mas o inventor espera começar a fabricar grandes quantidades por forma a fazer baixar os custos de produção. Ele afirma que estava a desenvolver o conceito do Pocket OFF desde 2011 e a primeira versão foi concebida como uma bolsa permanente incluída num par de jeans.

Hoje, manter os telemóveis invisíveis é um mal necessário para manter a privacidade…

Harvey está ainda a trabalhar para abrir uma loja, em colaboração com o NewMuseum, uma organização de artes em Nova York. Harvey atribui a onda de interesse no projecto ao aumento da consciência de privacidade e preocupações de segurança: “as pessoas estão mais conscientes com o tipo de vigilância que existe e estão muito mais interessadas em maneiras de aprender a salvaguardar a privacidade”, disse ele.

Fonte: New York Times

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas