Pelos Media de Mainstream e pelas redes sociais tem corrido uma fotografia tocante que leva a opinião pública a reagir contra a Síria. Trata-se da imagem de um rapaz deitado entre as supostas campas dos pais na Síria e o Facebook e o Twitter têm sido a principal forma de disseminação da mesma… mas na realidade trata-se apenas de uma fotografia arquitectada para um projecto de arte de um fotógrafo.
Ao que parece as campas mais não eram do que pilhas de pedras e o órfão o sobrinho do fotógrafo, da Arábia Saudita, que projectou esta imagem para um projecto pessoal de fotografia artística e portfolio. A verdade por trás desta imagem é bem mais suave do que se quis fazer parecer e o fotógrafo Abdul Aziz al Otaibi explica no blog o que levou a tirar esta fotografia encenada na Arábia Saudita.
Al-Otaibi demonstrou-se chocado com a forma como a sua fotografia foi ‘apropriada’ e ‘retorcida’ pelos media ou pelas pessoas que querem condenar a Síria a todo o custo.
Não existe qualquer verdade por trás do que dizem dessa fotografia. A fotografia não tem nada a ver com a Síria e estou chocado como foram capazes de retorcer a mensagem da imagem.
Eu adoro fotografia e todo o artista tem as suas ideias na cabeça. Eu tive esta ideia de fazer um projecto fotográfico onde mostro por imagens a intensidade do amor de uma criança pelos seus pais e em como os pais são insubstituíveis, mesmo depois de mortos.
Estou deveras chateado com tudo isto, não é justo pegar numa fotografia minha e colocar fora do contexto para propaganda de terror.
Já todos deviam saber que uma boa parte das fotografias pela Internet sobre crimes, doenças, guerras ou lugares bonitos do mundo são maioritariamente alteradas por programas de imagem ou apropriadas para a agenda pessoal de quem as publica. Mas o que nem todos sabem é que isso acontece também nos mass media como propaganda ou como meio de vender mais provocando a opinião pública (veja abaixo um exemplo).
Ou então a fotografia usada pela BBC Online referindo o massacre de Houla na Síria… que na realidade era uma fotografia tirada no Iraque após a invasão americana pelo fotógrafo Marco di Lauro. (abaixo)
[divide]
Todos sabemos o quão grave a situação na Síria é para os locais e para o mundo… mas o facto de estarmos constantemente a ver formas de propaganda arquitectadas para moldar a nossa opinião devia abrir-nos os olhos para estas e outras acções mundiais de propaganda.
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado