Política Sociedade

Governo Americano oficialmente fechado!

Statues of female figures representing Grief and History stand before the U.S. Capitol Dome on the grounds of the U.S. Capitol in WashingtonO Governo Americano está oficialmente fechado! Na prática isto significa que todos os trabalhadores do estado sem uniforme de autoridade ou irão ser enviados para casa sem vencimento ou trabalharão sem receber, embora esteja previsto um pagamento retroactivo se e quando a situação abrandar ou terminar.

Trata-se de um impasse de orçamento de estado e de um exagero inimaginável de dívida internacional. Os republicanos querem refazer os cálculos de certas medidas (especialmente a Obamacare) antes de permitir que o orçamento passe, já os democratas entendem que os republicanos estão errados e o impasse tomou lugar. Existem uma provisão temporária aprovada pelo Congresso que oferece salvaguarda nacional até ao dia 14 a 17 deste mês.

Trata-se de uma manobra política sem precedentes e para a qual os EUA já se andam preparar há mais de 6 meses. O efeito sobre a economia americana será, estranhamente, benéfico mas sobre a economia mundial… pode ser catastrófico!

Este alegado fecho do governo americano é mais um circo ‘para americano ver’ e para os cidadãos do mundo ficarem de ‘cara à banda’.
O que é noticiado é que a partir desta terça-feira, dia 1 de Outubro, mais de um milhão de funcionários de serviços geridos pelo Governo dos EUA podem começar a trabalhar sem receber e outros 800.000 vão ficar em casa, numa espécie de lay-off, depois de o Senado e a maioria republicana na Câmara dos Representantes não terem chegado a acordo para a aprovação do Orçamento… mas na realidade esta jogada política e económica é mais uma remada num barco complexo que se impõe sobre todos os mares do mundo.

Um conselho? Não recebam o que vem de território americano sem primeiro investigar bem e formar a sua própria opinião! Este evento tem ‘segundas intenções’ escrito em todo o lado.

 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas