Cultura Sociedade Tecnologia

Guerras de edição da Wikipedia: os tópicos mais controversos

Um olhar pelos bastidores nas chamadas «guerras de edição» na Wikipedia revelou os tópicos sobre os quais as pessoas mais discutem no mundo. Os vencedores são sem dúvida a religião e a política.

Considerando que a Wikipedia é o resultado da colaboração em massa, conta com 40 milhões de editores, com edições temporárias e discussão (por vezes acesa) mas rica em argumentos.  Segundo investigadores, alguns tópicos assemelham-se mais a um campo de batalha do que propriamente a uma editora.

 “A Wikipedia parece ser uma útil e inovadora plataforma de colaboração, mas sofre com características muito tradicionais das sociedades humanas”, disse o físico da Universidade de Oxford, Taha Yasseri, co-autor do novo estudo publicado online no 23 maio na revista arXiv (pré-impressão).

Yasseri e seus colaboradores recolheram as revisões em todos os artigos submetidos ao longo de dez anos. Depois recolheram os artigos em que estas «guerras de edição» eram maiores – ou seja, os artigos nos quais os usuários da Wikipedia (ou “editores”) substituíam repetidamente conteúdos por não conseguirem chegar a um consenso. “É muito complicado na Wikipedia, bem como em qualquer outros projeto colaborativo de produção de conteúdos por pares, funcionar sem um supervisor”, disse Yasseri.
Os investigadores identificaram os 100 temas mais controversos em 13 idiomas. “Como o único método de recolha é baseado em metadados de revisão e não no conteúdo, pode então ser facilmente generalizado para diferentes idiomas”, disse Yasseri.
 
Em geral, após a religião e a política, os tópicos mais controversos eram os países e lugares geográficos, seguido por sexo, género e temas relacionadas com a raça.
Alguns temas, como Israel, foram fortemente debatido em todas as línguas e alguns tópicos eram locais de edição em diferentes idiomas. Nas discussões em língua francesa e checa por exemplo, os temas científicos foram os mais controversos, enquanto desporto é o tema mais quente em discussões em língua espanhola.
 
“Às vezes é difícil perceber o que é realmente importante para comunidades locais, mas é possível perceber alguma coisa ao olhar para estes resultados”, disse Yasseri.
A estação televisiva TVB baseada em Hong Kong e as suas produções aparecem muitas vezes na lista chinesa de artigos em disputa. Os romenos argumentam mais sobre músicos e arte, e manga é um campo de batalha na Wikipedia em língua japonesa.
 
Religião e política são fortemente disputados em línguas do Médio Oriente, incluindo o hebraico, persa e árabe.  Os três temas mais disputados na versão em Inglês da Wikipedia foram sobre George W. Bush, o anarquismo e Maomé. No site da Wikipedia em língua francesa, os artigos mais polémicos eram cerca de Ségolène Royal, UFOs e Testemunhas de Jeová. No site em língua alemã, a Croácia está fortemente disputada, seguida pela cientologia e teorias da conspiração do 11 de Setembro.
 
«Existem diferentes formas de colaborar na Wikipedia, como páginas de discussão, histórico disponível das edições, fóruns off-wiki e relações no mundo real», disse Yasseri.”Todos eles são projetados para facilitar e melhorar a colaboração, e realmente são úteis. Mas quando se trata de temas sensíveis, apenas alargam o campo de batalha.
“O método utilizado pelos investigadores para explorar a Wikipedia pode ajudar a desenvolver projetos semelhantes – por exemplo, com o OpenStreetMap, um projeto colaborativo que visa a criação de um mapa editável do mundo, como disseram os pesquisadores.  Além disso, poderia dar aos cientistas sociais, uma melhor compreensão da dinâmica do surgimento de conflitos e das suas características universais nas sociedades humanas.
“Muitas das teorias em ciências sociais nunca puderam ser testadas contra experiências reais”, disse Yasseri.  “Agora, graças à nossa vida digital actual, somos capazes de acompanhar e analisar as interacções de uma grande sociedade de indivíduos – por exemplo, a relação líder-seguidor ou o papel de mediadores”.
 
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas