Insólito Sociedade

Indonésia bane e condena a passagem de ano

Milhares de quilos de materiais de festejo de final de ano, como fogo de artifício e trombetas de cartão, foram apreendidas nos últimos dias na cidade de Banda Aceh. Foliões desta época do ano podem receber castigos pesados se contrariarem a lei islâmica.

As autoridades locais decidiram impor rigidamente a fatwa (ou fátua: Decisão jurídica baseada na lei islâmica) e baniram qualquer tipo de celebração do novo ano ou Natal nas províncias indonésias sobre a Lei Sharia.

A charia, chariá, sharia, ou shari’a é o nome que se dá ao Direito Islâmico. Em várias sociedades islâmicas, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos.
O Corão é a mais importante fonte da jurisprudência islâmica, sendo a segunda a Suna (obra que narra a vida e os caminhos do profeta). Não é possível praticar o Islão sem consultar ambos os textos. A partir da Suna, relacionada mas não a mesma, vêm os ahadith, as narrações do profeta. Um hadith é uma narração acerca da vida do profeta ou o que ele aprovava – ao passo que a Suna é a sua própria vida em si. Como se disse, as suas principais fontes são o próprio Corão e os ahadith, mas o ijma, o consenso da comunidade, também foi aceite como uma fonte menor.

«Todos os eventos de celebração de ano novo são contrários à lei e cultura islâmica,» afirmou a presidente local da cidade de Banda Aceh, illiza Saaduddin. «Estas celebrações não são de teor religioso, mas sim profanas e mundanas onde as pessoas festejam simplesmente o pssar de um dia para outro com hurras e vivas. Cafés e clubes foram proibidos de continuar com os planos que faziam para esta data. As minorias budistas, hindus e cristãs terão de respeitar a lei sharia.»

19.siDesde antes do natal que a polícia local fez rusgas para apreender material relativo a esta época, evitou grupos de pessoas obrigando a dispersar, removeu produtos festivos das lojas e fez rusgas em cafés e hotéis para a evitar qualquer tipo de festejo na passagem do ano ou no natal.
Banda Aceh possui o direito de imposição da lei sharia desde 2001 assim como várias ilhas da Indonésia não dando qualquer espaço de manobra às minorias não islâmicas de fraca representação local com apenas 1% da população.

Já em Setembro haviam instaurado uma lei anti-homosexualidade que impunha a homens que praticassem sexo anal 100 chicotadas, 100 meses de prisão e 1000 gramas de ouro de multa e a mulheres culpadas de ‘roçarem o corpo noutra mulher’ o apedrejamento público.
Adultério, jogo e consumo de álcool são punidos com vergastadas e as mulheres são apedrejadas se faltarem às orações de sexta-feira ou vestirem roupas justas.

33

Embora ainda existam pouco locais onde a lei islâmica sharia é imposta e forçada na população, o recente extremismo islâmico começa a dar fôlego a outros locais que já manifestam a intenção de o fazer como Java Ocidental e outros.

Fonte: RT

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas