Política Sociedade

José Mujica: o presidente mais pobre do mundo

José Mujica é, talvez, um dos presidentes mais originais da história política do mundo, longe da opulência que caracterizou essas taxas regularmente e, por outro lado, atitudes como praticante vegetarianismo austeridade crítica, e mesmo que o distinguem do resto .

Durante alguns meses, o presidente do Uruguai, José Mujica, ganhou presença internacional como entre progressista, liberal e socialmente comprometida com o cumprimento apontado como o chefe do seu país.

E isso não é de forma alguma uma simulação ou uma montagem. O estilo pessoal de governar, para usar a frase de mexicano historiador Daniel Cosio Villegas, emana diretamente Dela autenticidade de seu estilo de vida, os princípios que regem seu comportamento diário em todas as áreas de sua vida.

Neste sentido, alguns gestos tão eloqüente quanto como Mujica gere renda e demonstra atitude contra bens materiais: em primeiro lugar, doa 90% do seu salário (o equivalente a cerca de US $ 12.000) para trabalhar caridade para o benefício dos pobres e pequenos empreendedores que buscam fundos para iniciar ou manter um negócio, por outro lado, algo que certamente parece mínima, mas altamente simbólico, a declaração de 2010 do presidente do Uruguai, os ativos totalizaram US $ 1.800, o valor de seu modelo 1987 Volkswagen Beetle, que, um ano mais tarde, disse que metade dos bens de sua esposa: algumas terras, tratores e uma casa que totalizaram US $ 215.000.

Isso representa dois terços da riqueza declarou o vice-presidente Danilo Astori e terceiro antes de o presidente Mujica, Vázquez.

Em parte, esta atitude deve Mujica seus modelos guerrilheiros tupamaros nos últimos 60 e 70 anos, um grupo de esquerda inspirados pelos ideais da revolução cubana, uma estrada que o levou a passar 14 anos na prisão, até 1985, quando a ditadura uruguaia chegou ao fim.

“Eles me chamam de o mais pobre presidente, mas eu sou pobre. A pessoa s pobres são aqueles que só funcionam para tentar manter um estilo de vida caro e querem sempre mais e mais “, disse a BBC Mujica.

Como mencionado, estes não são gestos vazios, mas uma expressão de um compromisso real que leva a outras questões, por exemplo, quando a Conferência Rio +20, em junho deste ano, denunciou a hipocrisia de líderes mundiais para discutir o a pobreza no mundo sem se atrever a apontar a verdadeira raiz do problema: o modelo econômico que tem no consumo e desperdício da dupla dinâmica fundamental.

Assim, o vegetariano Mujica, austera e liberal é, talvez, um dos presidentes mais originais dos últimos tempos na história política do mundo, totalmente distante da opulência que caracteriza o resto.

[divide style=”3”] Fonte: [BBC]
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas