Insólito

Líder espiritual iraniano diz que sismos são causados pela promiscuidade das mulheres

Kazim Sadeghi, um líder religioso no Irão, defendeu que os terramotos são provocados pela “promiscuidade que se espalha pela sociedade” e pelas mulheres que “não se vestem de forma apropriada”.

A Terra costuma tremer quando as placas tectónicas se decidem mexer. Funciona assim: a superfície do planeta abana consoante a forma como estas placas se deslocam, colidem ou afastam na litosfera. Chamam-se sismos e existem escalas que medem a sua intensidade — a mais usada, por norma, é a de Richter. É a ciência que diz tudo isto, e mais: o sismo que a 25 de Abril afectou o Nepal registou 7,8 nessa escala e aconteceu porque a placa tectónica indiana colidiu com a euroasiática. Mas há quem não ligue à ciência e acredite que este, e outros terramotos, sejam causados pela “promiscuidade na sociedade”.

Ou melhor, pelas mulheres que “não se vestem de forma apropriada”. A opinião é de Hojatoleslam Kazim Sadeghi, um imã iraniano, mas não é de agora — o vídeo em que surge a discursar e a defender esta ideia foi publicado no You Tube em Abril de 2010. “Quando a promiscuidade se espalha, os sismos aumentam. Não há outra forma além de procurar refúgio na religião e adaptarmo-nos ao comportamento Islâmico”, acrescenta Sadeghi.

A CNN escreve que o líder religioso critica as mulheres que se vestem de forma provocante e que, deste modo, tentam outras pessoas. Kazim Sadeghi, o imã responsável pelas orações de sexta-feira em Teerão, capital iraniana, falava, contudo, sobre os sismos que abalam o Irão.

O utilizador que publicou o vídeo no YouTube, denominado “electionlie’s channel”, chega a traduzir para inglês uma suposta declaração de Sadeghi: “As muitas mulheres que não se vestem de forma apropriada mancham a sua castidade, incitam as relações extramatrimoniais na sociedade e fazem com que os jovens de dispersem. O que causa sismos. [E] as calamidades são o resultado das acções das pessoas.”

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas