Pesquisadores encontraram recentemente fósseis do maior dinossauro carnívoro que já vagueou pela Europa. O dinossauro (Torvosaurus gurneyi) viveu no período jurássico superior e possuía 10 metros de altura, pesava entre quatro a cinco toneladas e era dotado de dentes afiadíssimos. Os ossos foram encontrados por Christophe Hendrickx e Octavio Mateus da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã. Os fósseis foram encontrados na Lourinhã, Portugal.
Os pesquisadores acreditavam ter encontrado fósseis de outra espécie de dinossauro, chamada Torvossaurus tanneri, encontrado na América do Norte. No entanto, análises no crânio e mandíbula dos ossos encontrados, mostraram que o T. gurneyi foi diferente de seu primo T. tanneri. Pesquisas sugerem que ambos compartilharam um ancestral comum que vagava na Terra antes do Oceano Atlântico existir. “Cento e cinquenta milhões de anos atrás, Portugal já estava separado da América do Norte e isso significa que o mecanismo de especiação podia ocorrer. É por isso que temos uma nova espécie de Torvossaurus na Europa”, explica Hendrickx à BBC.
Apesar de seu gigantesco tamanho, o T. gurneyi não foi o maior dinossauro a vagar pela Terra. Tal título pertence a um saurópode herbívoro da Espanha. Entretanto, o que chama atenção na espécie encontrada é o tamanho de seus dentes, que permitiam caçar inclusive outros grandes dinossauros. “Com um crânio de 115 cm, o Torvosaurus gurneyi foi o maior carnívoro terrestre da época, e um predador activo que caçava outros grandes dinossauros, como evidenciado pelos dentes em forma de lâmina de até 10 cm”, concluiu Christophe Hendrickx.
O estudo foi publicado na revista PloS ONE.
Fonte: [NatureWorldNews]
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado