“Eu estive em muitos lugares e vi muitas coisas, mas nunca nada parecido com isso”. Estas palavras foram proferidas pelo presidente russo Vladimir Putin, ao visitar, em 2007, Por-Bajin, uma incrível estrutura com 1.300 anos de idade, construída num lago da Sibéria.
Por-Bazhyng ou Por-Bajin é o nome de uma estrutura em ruínas atribuída ao Canato Uigur. Fica numa ilha no meio do lago Tere-Khol, na República de Tuva, na Rússia. O nome Por-Bazhyng provém da língua tuviniana e significa “casa de barro”.
Supõe-se que a estrutura terá sido construída por volta do século VIII, de acordo com a datação de objectos encontrados na ruína. Segundo István Fodor do Museu Nacional Húngaro, a identificação do propósito da estrutura é obscuro, porque são poucas as provas da actividade humana no local. Há teorias de que seria uma fortaleza, um palácio, um mosteiro, e um observatório astronómico. É possível, segundo Dmitriy Subetto, do Departamento de Geografia Física da RGPU, que a estrutura tenha sido abandonada antes de ficar completa, devido ao desconhecimento dos construtores relativamente ao permafrost.
A escavação no local continua a ser feita, e o responsável Tigran Mkrtich avança que a estrutura terá sido construída por volta de 757. Entre os objetos há estelas de barro com impressões de pés humanos e desenhos coloridos no gesso do palácio.
Os investigadores supõem, dados os materiais de elaboração e o design arquitectónico, tratar-se de um tipo de construção tradicional chinesa, da dinastia Tang (618-907 d.C.). De acordo com essa hipótese, teria sido um complexo comunitário ou palácio, construído em torno de um mosteiro budista.
As pesquisas continuarão por muito tempo, e ainda falta muito para ser revelada a verdade a respeito de sua origem, embora a sua beleza isolada e misteriosa continue a cativar todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-la.
Fonte: thesiberiantimes
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado