Nigella Sativa – mais conhecida como a flor de erva-doce – tem vindo a ser usado como o remédio que cura tudo há milhares de anos. Trata tudo desde vómitos, febres até doenças de pele, e tem sido amplamente disponível em comunidades carentes em todo o Médio Oriente e na Ásia.
Agora a Nestlé afirma que lhe pertence, e está a mostrar ao mundo a sua patente e a tomar o controlo da cura natural da erva-doce e a torná-la uma cura privada e paga.
Num documento publicado o ano passado, os cientistas da Nestlé afirmam ter descoberto o que a grande parte do mundo já conhece há milénios: que o extracto da erva-doce pode ser usada para intervenções nutricionais em humanos que tenham alergias a comidas.
Mas em vez de criarem um substituto artificial, ou lutarem para garantir que o remédio está 100% disponível, a Nestlé está a tentar criar um monopólio da Nigella Sativa e a ganhar a capacidade de processar qualquer um que o utilize sem a permissão da Nestlé.
Antes do estranho pedido de patente feito pela Nestlé, investigadores de países em desenvolvimento como o Egipto e o Paquistão já tinham publicado estudos que já referiam os mesmo poderes curativos que a Nestlé agora afirma ser seus. E não é a primeira vez que a Nestlé faz isto, em 2011, tentaram reivindicar o direito a utilizar o leite de vaca como um laxante, apesar do facto de tal conhecimento já ter milhares de anos, estar escrito e ser utilizado pelos médicos Indianos.
Nós sabemos que a Nestlé não se importa com a ética, afinal, esta é a empresa que envenena o seu leite com Melanina, compra cacau proveniente de plantações que utilizam crianças como escravos para trabalharem nas mesmas, e lançaram uma campanha em 1970 que dava a conhecer um substituto do leite materno que contribuiu para o sofrimento e mortes de milhares de bebés de comunidades pobres.
Mas também sabemos que a Nestlé é sensível ao protesto das pessoas, e já foi vencida no jogo das patentes antes. Se se agir rápido, pode-se colocar pressão suficiente na Nestlé de modo a baixar as armas e a perder a guerra pela patente da Erva-Doce antes que magoem alguém.
Fonte: sumofus
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado