Calcula-se que há 27 milhões de seres humanos tratados como escravos. Há mais escravos nos dias de hoje do que o número total de pessoas que alimentaram o tráfico negreiro durante quatro séculos.
O tráfico de seres humanos movimenta milhões de euros e é tão lucrativo como o tráfico de droga. Portugal é um dos destinos, mas também ponto de passagem.
Angola: Portugal é o principal destino, sobretudo de mulheres.
Brasil: Existe um grande número de mulheres (em especial da região de Goiás) que alimentam as redes de prostituição em Portugal, mas o nosso país também serve de ponto de passagem para fornecer países europeus.
Letónia: Neste caso, Portugal é um país fornecedor de mulheres para exploração sexual. Este mercado também é alimentado pela Bélgica.
Moçambique: Adultos traficados para Portugal para exploração sexual e trabalhos forçados.
Moldávia: Portugal é um dos inúmeros destinos de mulheres e raparigas traficadas para exploração sexual.
Roménia: Portugal é um dos destinos de mulheres para exploração sexual, mas também de homens e crianças para trabalhos forçados.
Ucrânia: Portugal é um dos destinos de mulheres, mas também de crianças para a mendicidade, de adolescentes para exploração sexual e de servidão sobretudo nas explorações agrícolas.
A maioria das vítimas de tráfico de seres humanos são do sexo feminino: mulheres 66% e raparigas 13%, os restantes são homens 12% e rapazes 9%. Em Portugal o tráfico de menores tem vindo a aumentar de cerca de 14% para 22% entre 2003 e 2006 (últimos dados disponíveis). Os relatórios mundiais confirmam que as rotas predominantes em Portugal são a rota africana, a rota brasileira e a rota intra UE, sendo a exploração sexual o principal fim e a via aérea a mais utilizada.
[divide]

- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado