Japão faz o seu primeiro teste com passageiros num comboio de levitação magnética que atinge os 500km/h.
Um seleccionado grupo de passageiros experimentou o novo comboio flutuante japonês. O teste ocorreu na cidade de Tsuru, em Yamanashi e só deve ser colocado em operação comercial numa linha entre Tóquio e Nagoya, quando todas as verificações e testes de segurança estiverem concluídos.
Os 100 passageiros a bordo sentiram a emoção de ‘deslizar’ num comboio de levitação magnética. Apesar de atingir uma velocidade muito superior aos 500 km/h, esse valor é tido como seguro e, dificilmente, uma velocidade maior será ultrapassada em trajectos comerciais.
O comboio, chamado de Shinkansen Maglev, foi criado pela Central Japan Railway Company. Os testes intensivos começaram há 8 dias e visam detectar minúsculas falhas que possam ter passado despercebidas pelos engenheiros.
Abreviadamente, é chamado de Maglev – o que significa levitação magnética, conta com ímanes poderosos em vez de rodas, e não possui eixos e rolamentos para transporte. Isso é uma grande vantagem, pois não é afectado pelo clima e exige menos manutenção do que um comboio comum.
“Levite um pouco com eles”
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado