(pode ligar as legendas em português no vídeo)
Alguma vez notou que tinha moscas volantes nos olhos? Uma espécie de pequenas minhocas que parecem estar a boiar no seu olho e que podem até tornar-se incómodas ou curiosidades no campo de visão. Saiba que 70% das pessoas sabe bem do que estamos a falar aqui… mas saberão o que são?
Moscas volantes (do latim muscae volitantes, “moscas esvoaçantes”) são fenómenos entópticos caracterizados por formas semelhantes a sombras que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo. Eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos. A maioria das pessoas (principalmente as míopes) relata conseguir enxergar essas manchas ao olhar para o céu. Se forem poucas (e constantes), não devem ser levadas em consideração; porém, se surgirem de repente ou forem aumentando progressivamente, deve-se procurar ajuda médica imediatamente.
No inglês Floaters, são na realidade pequenas sombras provocadas por objectos suspensos na substância semelhante a um gel que compõe a maioria do olho. Esta substância, o humor vítreo, ajuda na manutenção da forma do olho. Após passar pela lente do olho, a luz tem de passar pelo humor vítreo para chegar à retina na parte de trás do olho. No vídeo explica-se como tudo se processa.
- Fora de Mim
- Fascinado
- Apoiado
- Indiferente
- Assustado
- Chateado