Saúde

Todos temos moscas volantes nos olhos?

(pode ligar as legendas em português no vídeo)

Alguma vez notou que tinha moscas volantes nos olhos? Uma espécie de pequenas minhocas que parecem estar a boiar no seu olho e que podem até tornar-se incómodas ou curiosidades no campo de visão. Saiba que 70% das pessoas sabe bem do que estamos a falar aqui… mas saberão o que são?

FloatersMoscas volantes (do latim muscae volitantes, “moscas esvoaçantes”) são fenómenos entópticos caracterizados por formas semelhantes a sombras que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo. Eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos. A maioria das pessoas (principalmente as míopes) relata conseguir enxergar essas manchas ao olhar para o céu. Se forem poucas (e constantes), não devem ser levadas em consideração; porém, se surgirem de repente ou forem aumentando progressivamente, deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

No inglês Floaters, são na realidade pequenas sombras provocadas por objectos suspensos na substância semelhante a um gel que compõe a maioria do olho. Esta substância, o humor vítreo, ajuda na manutenção da forma do olho. Após passar pela lente do olho, a luz tem de passar pelo humor vítreo para chegar à retina na parte de trás do olho. No vídeo explica-se como tudo se processa.

 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas