Polémico Tecnologia

Reconstrução da Torre Wardenclyffe promete energia livre e gratuita para todos

Físicos russos lançam campanha para a reconstrução da Torre Wardenclyffe de Tesla alegando ser capaz de distribuir energia para todo o mundo! A alegação é grandiosa mas as implicações são ainda mais…

A Torre Wardenclyffe (1901-1917) também conhecida como Torre de Tesla, foi uma antena de telecomunicações sem fio projectada para a rádio comercial transatlântica, radiodifusão e para demonstrar a transmissão de energia sem a utilização de cabos conectores.

A sua estrutura em treliça atingia a altura de 18 andares, mas a instalação central nunca esteve completamente operacional e o projecto não foi completado devido a problemas financeiros, conspirações contra o criador e uma série de interesses obscuros que o levaram inevitavelmente à ruína e loucura.

Tesla começou a planear a Torre Wardenclyffe em 1898, e em 1901 a construção começou num estuário americano chamado Long Island Sound. O arquitecto Stanford White faz o projecto da instalação abaixo da torre. A torre em si foi projectada por W.D Crow, com um homem chamado White. A verba para a construção da torre veio, em geral, de capitalistas donos de industrias sendo o principal investidor do projecto o infame J. P. Morgan, que mais tarde vem a ser o culpado pela ruína do brilhante cientista. Em Junho de 1902, Tesla moveu seu laboratório de West Houston Street (sua antiga base) para as instalações em Wardenclyffe.

No decorrer da construção houveram diversos problemas. O principal, foi que vários investidores pararam de investir no projecto, pois Guglielmo Marconi havia inventado um sistema de rádio comunicação transatlântica que era, aparentemente, melhor e mais barato do que o de Tesla. Em 1903, o projecto de Tesla, ainda em construção devido a várias trocas de design do projecto, fica sem dinheiro, e J.P. Morgan decide parar de financiar o projecto (essa decisão é formalizada em Julho de 1904). Para piorar a situação do cientista, em 1905, as patentes sobre Motor de corrente alternada e outros métodos de transmissão eléctrica expiram, e sem os pagamentos de royalties das patentes, o projecto revolucionário de Tesla ficou mais longe ainda de ser concluído. Em 1905, várias actividades que ocorriam na instalação tiveram que ser fechadas e em 1906, os trabalhadores que lá trabalhavam foram mandados embora. Em 1911 a torre começa a se deteriorar devido ao abandono da torre e em 1915 os jornais revelaram que Tesla estava falido. Os investidores quiseram saber o que iria acontecer com o dinheiro deles, e Tesla não conseguiu responder adequadamente às perguntas. Isso, junto com o fracasso de Wardenclyffe, levou Tesla a entrar num alegado profundo estado de depressão. Nikola Tesla foi sem dúvida um dos maiores génios a andar pela terra, apesar de sua peculiaridade (alguns até o chamavam de maluco) o génio teve participação em praticamente todas as grandes invenções responsáveis pelo incrível avanço do século passado.

Acredita-se que a Torre Wardenclyffe poderia transmitir energia sem utilização de fios para o mundo todo pelo chão e a ionosfera, sem causar nenhum dano à natureza, ao contrário de muitas fontes de energia da actualidade e cientistas russos vieram a público afirmando serem capazes de reproduzir essa lendária invenção.

“Nikola Tesla deixou-nos uma descrição detalhada do design do sistema de transmissão e seus princípios físicos de operação. Nós, um grupo de cientistas modernos, treinamos em diversas áreas relacionadas à operação desse sistema de energia global. Depois de rígidas perícias científicas do seu trabalho, chegamos a conclusão de que Tesla estava no caminho certo”.
Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas