Ciência Genética

Uma ejaculação equivale a 15 Terabytes de informação em apenas 3 segundos

sperm2Um único espermatozóide carrega o equivalente a 37.5MB de dados sobre o DNA de seu dono.

Numa ejaculação, 15875 GB (15,8TB) são transferidos em apenas 3 segundos. Ou, 4.000 computadores como este em que escrevo.

Ou seja, numa relação sexual, um homem pode transferir 4 mil portáteis de dados para uma mulher!

Os números são baseados em médias e referem-se a dados e não a informação, já que existe repetição na combinação de AT, TA, CG e GC. Mas o que importa é essa incrível capacidade de armazenamento e velocidade de transferência “analógica”, sem falar que esses dados constituem o ser mais evoluído (pelo menos do ponto de vista do conjunto biológico) do planeta.

Outro ponto notável é a maneira como a natureza lida com a compressão dos dados.

A vida dos cientistas fica bem complicada na altura de carregar, descarregar e mesmo  partilhar genomas (conjunto de todas as informações genéticas de um organismo), porque os arquivos tornam-se enormes.

Tanto é que “compressão” foi declarada como parte fundamental da engenharia genética, com direito a especialistas, porque simplesmente sem essa parte toda a operação fica inviável. o código dos 4 possíveis pares desenvolvido pela natureza é, mais uma vez, muito superior. mas estamos avançando: desde 2008 já é possível enviar um genoma humano por email, com um anexo de pouco mais de 4MB.

Fontes: Update or Die, Human Genome Assembly Information” from the “Genome Reference Consortium”, Oxford Journals

 

Obrigado por nos dizer como este artigo o fez sentir! Agora conte a todos partilhando - .
Como este artigo o faz sentir?
  • Fora de Mim
  • Fascinado
  • Apoiado
  • Indiferente
  • Assustado
  • Chateado
Partilhas